quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Uberlândia promove a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Abertura do evento contará com a apresentação do projeto Biojari; cardápio variado de palestras e o novo visual do mascote Zezinho são as novidades deste ano

Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza são os temas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano. O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será realizado entre os dias 15 e 21 de outubro em todo o Brasil.

É a quarta vez que o evento acontece em Uberlândia. A abertura oficial acontecerá no dia 15 de outubro, às 14 horas, no Anfiteatro do bloco 8 C, campus Umuarama. Uma das atrações será a apresentação do projeto Biojari: as mudanças começam a partir de novas ideias desenvolvido pela professora Elizabete Rodrigues e pelos alunos Adymailson Nascimento Santos, Islla Gonçalves Marreiros e Thysianne de Sousa Teixeira, da Escola Estadual Mineko Hayashida, localizada no munícipio de Laranjal do Jari, no Amapá. O projeto foi contemplado com o prêmio nacional de inovação, por resultar na invenção de uma engenhoca que tem como objetivo diminuir enchentes e incêndios naquela cidade. A equipe conquistou também uma viagem para os Estados Unidos, marcando presença na feira mundial de tecnologia. “O projeto Biojari é um exemplo inspirador para os nossos mestres e alunos, pois mostra a perseverança e a dedicação de uma professora e um grupo de estudantes para solucionar um problema da sua comunidade, a partir dos conhecimentos da ciência e da tecnologia. Além disso, é belíssimo exemplo de trabalho relacionado ao tema central da Semana 2012”, diz a coordenadora da Semana em Uberlândia, professora Sílvia Martins.

Está prevista a realização dos eventos Brincando e Aprendendo, Ciência Viva e Noite nas Estrelas. Outra ação da Semana é a mediação entre escola e pesquisador por meio da promoção de palestras, oficinas e visitas técnicas. “Buscamos com essas atividades colocar as escolas em contato com instituições de pesquisas, empresas, ONGs e órgãos públicos que atuam diretamente com a ciência e a tecnologia”, explica Martins. As palestras serão ministradas entre os dias 22 de outubro e 30 de novembro. “Elaboramos um cardápio que será distribuído durante a Semana, apresentando as várias opções de temas de palestras. Serão divulgados o nome do pesquisador palestrante, o local e o horário do evento. Assim, a escola interessada poderá optar pela atividade, com antecedência”, salienta.

Outra novidade deste ano é o novo visual do mascote Zezinho, que representa a Semana em Uberlândia desde a sua primeira versão, em 2009, em homenagem ao médico, pesquisador, educador e jornalista José Reis, considerado o pai da divulgação científica no Brasil. “Fizemos uma repaginação da imagem do mascote, trazendo a ele características múltiplas para que a sua figura se identifique com pessoas de qualquer idade, profissão e sexo”, diz a idealizadora da nova cara do mascote, Cristiane Alcântara, professora do Curso de Design, da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFU.

As atividades da Semana são gratuitas e abertas à população. A programação e as informações sobre como participar do evento podem ser conferidas no folder abaixo ou na aba programação.



Mais informações com a professora Sílvia Martins, pelos telefones (34) 3239-4190 e (34) 3230-9517.

0 comentários:

Postar um comentário