Coordenada pelo MCTI, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada de segunda-feira (15) ao dia 21 com o tema "Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".
Popularizar a ciência e mostrar sua importância para o desenvolvimento do país, além de incentivar a população a valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Esses são os principais objetivos da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza de 15 a 21 de outubro. Neste ano, serão desenvolvidas atividades em todas as regiões do país, com a mobilização de diversos parceiros, como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.
Como acontece a cada ano, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. O tema "Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza" foi escolhido para 2012, em sintonia com as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), promovida pela ONU em junho deste ano, no Brasil. A Assembleia-Geral das Nações Unidas também declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, visando realizar atividades em todos os continentes com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância da sustentabilidade, por meio de ações em âmbito local, regional e internacional.
O tema principal é escolhido pelo MCTI com base em sugestões e consultas a instituições e entidades parceiras na organização. Durante o ano e, principalmente, no período da SNCT, são desenvolvidas atividades de difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema, com debates sobre as estratégias e as mudanças necessárias para (no caso desta nona edição) a consolidação de uma economia que, em conexão com um modelo de desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o objetivo é discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.
"As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável", afirma Raupp.
A SNCT - Decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 9 de junho de 2004, estabeleceu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser comemorada, anualmente, no mês de outubro. O evento é realizado sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a colaboração de entidades e instituições de ensino e pesquisa. Ela tem acontecido, desde então, com participação entusiasmada e crescente de estudantes, professores, instituições e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16.000 atividades, em 654 municípios.
Histórico
2004 - Na primeira SNCT, ocorrida entre 18 e 24 de outubro, foram realizadas 1.840 atividades, em 252 municípios, envolvendo 250 instituições e entidades de ciência e tecnologia (C&T). Foram organizadas as coordenações estaduais, com a participação de secretarias, fundações de amparo à pesquisa (FAPs) e instituições de ensino e pesquisa, o que possibilitou a rápida expansão do evento. No Congresso Nacional foi instalada a Subcomissão Permanente de C&T no Senado e criada a Frente Plurissetorial em Defesa da CT&I.
2005 - Foram 6.701 atividades, em 332 cidades, entre os dias 3 e 9 de outubro. O tema da SNCT foi "Brasil, olhe para a água!". Houve um grande aumento do número de atividades, de municípios e de instituições envolvidas, em relação ao ano anterior. Atividades interativas em locais públicos, exposições, debates e outros eventos destacaram a importância da preservação dos mananciais hídricos e a interface da ciência com o desenvolvimento sustentável do país.
2006 - A terceira edição ocorreu de 16 a 23 de outubro. Foram registradas 8.654 atividades espalhadas em 370 municípios brasileiros. O tema da semana foi "Criatividade e inovação" para comemorar o centenário do voo do 14 Bis, cuja réplica decolou na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante o evento. Milhares de atividades educacionais e de divulgação homenagearam também, ao longo do ano, o inventor Alberto Santos-Dumont.
2007 - "Terra" foi o tema escolhido, em função da importância das questões globais do planeta (preservação da vida, sobrevivência da espécie humana, estrutura e riquezas da Terra, mudanças climáticas, poluição atmosférica, etc). A escolha levou em conta estabelecimento, pela ONU, do Ano Internacional da Terra. O balanço do evento, ocorrido entre 1º e 7 de outubro, registrou cerca de 9.700 atividades, em 390 municípios, com 680 instituições e entidades envolvidas.
2008 - Nessa edição, realizada entre 20 e 26 de outubro, foram registradas 10.859 atividades em 445 municípios. O tema da semana nacional foi "Evolução e diversidade", em função dos 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural.
2009 - Foram cadastradas 14.978 atividades desenvolvidas em 492 cidades. O tema foi "Ciência no Brasil", com o propósito de se conhecer e valorizar a C&T produzida no país. Atividades em escolas, espaços públicos e em instituições de ensino e pesquisa buscaram informar e debater a situação local e nacional do setor, considerando também sua história e seus desafios futuros. O Ano Internacional da Astronomia (AIA) foi comemorado nesta edição com milhares de atividades, realizadas na SNCT e ao longo do ano, envolvendo 2,5 milhões de pessoas.
2010 - A SNCT ocorreu entre 18 e 24 de outubro. O tema principal foi: "Ciência para o desenvolvimento sustentável". Estimulou-se em todo o país o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições socioeconômicas da população. O evento se integrou ao Ano Internacional da Biodiversidade. Foram realizadas 13.345 atividades em 397 municípios brasileiros. Em maio de 2010, foi realizada a 4ª Conferência Nacional de CT&I, que delineou uma "Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável".
2011 - Foram ao todo 16.110 atividades em 654 municípios. O tema "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos" foi escolhido em função da sua relevância global, sua atualidade e sua importância para a população brasileira. Discutiram-se as estratégias e maneiras de enfrentar o grande desafio planetário das mudanças no clima e prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana. Foram promovidas muitas atividades dentro do Ano Internacional da Química. Estudantes e professores em 601 municípios participaram do Experimento Global pH do Planeta.
Fonte: Jornal da Ciência.
0 comentários:
Postar um comentário