Sala de espelhos que demonstram a ilusão de ótica, bicicleta geradora de energia e uma espécie de minimontanha russa que demonstra que quanto maior a altura de onde o objeto é atirado, maior a velocidade adquirida por ele são trabalhos que estarão em exposição durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Uberlândia, que será realizada de hoje até sábado. Serão realizadas várias atividades simultaneamente na cidade, como feiras de ciências nas escolas e eventos organizados pelos cursos de Física, Química e Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). As atividades da SNCT são gratuitas e abertas à população.
Na abertura do evento em Uberlândia, será apresentado o projeto BioJari desenvolvido pela professora Elizabete Rodrigues e dois alunos de uma escola pública de Laranjal do Jari, interior do Amapá. O trabalho é uma engenhoca feita para tentar diminuir enchentes e incêndios naquela cidade e foi contemplado com o prêmio nacional de inovação.
Estudantes da educação básica de Uberlândia apresentarão, durante o evento Ciência Viva, no dia 18, trabalhos científicos desenvolvidos por eles. Estudantes da UFU prepararam projetos e jogos para interagir com o público durante o Brincando e Aprendendo, como a sala de espelhos e ilusão de ótica. Outra novidade deste ano é a Noite nas Estrelas – no dia 19 -, em que serão disponibilizados telescópios para a observação do céu no Parque Siquierolli com a monitoria e explicação de alunos da UFU. Além disso, a SNCT terá palestras que abordam os temas deste ano.
De acordo com a professora da UFU e coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, Silvia Martins, o objetivo da SNTC é a interação com a comunidade. “As atividades são interativas, coisas que o público pode pôr a mão e participar e não somente mostras de se olhar”, afirmou.
Estima-se que cerca de 10 mil pessoas, entre expositores, palestrantes e visitantes, envolvam-se na Semana de Ciência e Tecnologia na cidade.
IFTM participa com várias atividades
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) também preparou atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia entre os dias 16 e 18 de outubro. Serão oferecidas palestras, minicursos, painéis e mesas-redondas, apresentações culturais com participação de estudantes e músicos convidados, além de uma mostra científica.
A mostra acontecerá no dia 18 de outubro às 19h30 e reunirá trabalhos de estudantes dos cursos superiores do campus avançado de Uberlândia e do campus Uberlândia (Fazenda Sobradinho).
Museu leva a ciência para o cotidiano
O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com mostras de projetos de alunos do curso de Física e jogos. Segundo a professora, coordenadora do Dica e da SNCT, Silvia Martins, a intenção é mostrar que a ciência está no cotidiano das pessoas.
“Um dos trabalhos que serão apresentados é uma espécie de minimontanha russa com bolas que correm pela estrutura, em que as pessoas poderão manusear e constatar que, quanto mais alto se atira a bolinha, maior velocidade ela alcança, consegue passar pelas ondas e chega até o final”, disse Martins. Todo o acervo do Dica estará exposto durante o evento Brincando e Aprendendo nos dias 16 e 17 de outubro no Egypt Hall.
Fonte: Correio de Uberlândia.
0 comentários:
Postar um comentário