Como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, a feira Ciência Viva será realizada nesta quinta-feira (18), das 13 às 20 horas, no Center Convention, complexo B. Em sua 17ª edição, o evento traz o tema “Energia na Vida e na Sociedade”. Além da tradicional feira, a exemplo do ano anterior, foi lançado um desafio aos alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico. Nele, foi feito um cenário fictício sobre a disputa de um emprego numa companhia elétrica – ela está contratando cientistas para desenvolverem projetos visando ao uso responsável da energia e à minimização dos impactos ambientais para produzir energia elétrica.
Para concorrer às vagas, os estudantes (candidatos) teriam que elaborar um projeto, que deveria resultar em uma maquete (projeto piloto) real, utilizando materiais adequados para sua construção, ou virtual, apresentando a proposta com o apropriado uso de softwares. O projeto, para demonstrar seu funcionamento, deveria apresentar sólidos fundamentos científicos que o justificassem, além de demonstrar a viabilidade técnica e econômica.
Segundo o coordenador da Ciência Viva, professor Eduardo Kojy Takahashi, do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), foram selecionados 34 trabalhos, sendo 31 destinados à exposição e três que responderam ao desafio.
A premiação da Ciência Viva e do desafio será no sábado, dia 20, durante a solenidade de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, que será realizada no anfiteatro do bloco 8C, campus Umuarama, das 8 às 12 horas.
A Ciência Viva faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia desde 2009. É uma realização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), da Fundação de Apoio e Desenvolvimento Empresarial (Fade) e da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). O evento conta ainda com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.
Mais informações com o professor Eduardo Kojy Takahashi, pelos telefones (34) 3239-4190 e (34) 3230-9517, ou pelo e-mail ektakahashi@ufu.br.
0 comentários:
Postar um comentário